Breve caraterização da freguesia:

A freguesia de Serrazes possui um área de 16,19 Km2, é composta por várias aldeias, entre as quais, Covelas, Freixo, Penso, Serrazes, Beirós e Ferreiros, possuindo uma densidade de 61,8 hab/Km2 e 1 001 habitantes (Censos 2011).

Estrategicamente bem localizada, possui uma rede viária que liga diretamente a várias freguesias e localidades do concelho, nomeadamente Termas, Bordonhos, Carvallhais, Santa Cruz da Trapa e São Cristóvão de Lafões, bem como a outros Concelhos vizinhos, tais como Vouzela e Oliveira de Frades.

Com pequenas indústrias de tipo familiar, ligadas principalmente aos sectores de transformação de granitos, serralharia, carpintaria e turismo, não pode fixar todos os seus jovens habitantes, que dada a falta de empregos, optaram pela emigração para vários países, ou procuraram melhores colocações nas grandes cidades.

Daí possuir uma elevada percentagem de população flutuante, levando a que principalmente na época de férias, a população mais que triplique.

A agricultura foi em tempos um dos recursos dos habitantes, mas atualmente não representando valor significativo na economia local, tem como setor importante a produção de leguminosas e várias espécies hortícolas para plantio, vendidas pelas feiras da região.

No que toca ao desenvolvimento turístico, tem-se destacado principalmente no sector de alojamento local e eventos, quer em turismo rural ou de habitação, e as suas paisagens são muito apreciadas pelos inúmeros visitantes, entre eles os que regularmente frequentam o Centro Termal e que na sua estadia aproveitam para percorrer toda a área da freguesia.

Antigas casa senhoriais, solares, capelas e Igreja matriz, são algumas das belezas arquitetónicas muito admiradas pelos visitantes, não esquecendo também o Castro do Banho, ainda por explorar e desenvolver em termos turísticos, e o monumento Monolítico “Pedra da escrita”, que até hoje se desconhece o verdadeiro significado das suas siglas, o qual é uma das atrações do turismo.

Circulando pela estrada principal, será fácil avistar a maior árvore da região, um eucalipto, (Eucalyptus Globulus), com 8.30m de DAP e 28m de altura, localizado junto à berma da via, próximo da Sede da Junta de Freguesia e recinto de festas de Serrazes, árvore centenária, ou provavelmente multi centenária, e que já se encontra classificada, fazendo parte do historial de Serrazes.

O solo é em grande parte da área de predominância granítica, mas muito fértil, com uma exposição solar fantástica durante todo o dia em praticamente quase toda a área da freguesia, o que faz com que toda a vegetação tenha um crescimento rápido e abundante.

Pelos percursos pedestres, de quem gosta de fazer caminhadas, várias nascentes naturais vão fornecendo água fresca e potável, das quais são mais conhecidas a Fonte da Igreja, próximo da Igreja Matriz, Fonte do Povo, próximo da escola de Serrazes, Fonte de Salgueirais, na zona do antigo parque de campismo, Fonte de Rivelas, na povoação de Covelas, e Fonte do Outeiro, em Freixo.

Nas margens dos rios, Vouga e Varoso, a pesca desportiva é uma das atrações tanto dos moradores locais, como de populares de outras localidades vizinhas, que aproveitando o ar puro e o sossego daquela flora e fauna natural, encontram na pesca uma ótima possibilidade para descansar.

 

Desde há muito que o granito aqui era utilizado pelos artesãos, no fabrico de peirões para vinhas, soleiras , torças e outra peças para construção civil, mas também outros o utilizavam para trabalhos mais minuciosos como cantarias e esculturas para habitações, capelas, igrejas e cemitérios, que ainda hoje são vistas com admiração, e se mantêm em bom estado por toda a região.

A tradição não se perdeu, o granito continua a ser um dos sectores de fabrico dos descendestes de Serrazes, embora de forma mais industrializada e maquinizada, seguindo os avanços tecnológicos, para poderem competir no mercado atual.

 

Atividades Económicas: Agricultura, Construção Civil e pequeno comércio

 

Gastronomia: Vitela assada no forno

 

Fauna: Coelho, raposa, javali, gato bravo, lontras, corujas

 

Flora: Pinheiro Bravo, sobreiro, carvalho, eucalipto, castanheiro, etc

LOCAIS DE INTERESSE TURÍSTICO

Pedra Escrita

Igreja Matriz

Capela de S. Tomé

Capela da Senhora do Bom Sucesso

Solar dos Malafaias 

Condado de Beirós

Casas Senhoriais

Praia Fluvial