ROTA DO CASTRO DO BANHO (PR4 SPS)

É na margem esquerda do Vouga, junto à Capela de São Martinho e ao Balneário Termal Romano, que se inicia a caminhada que o levará à descoberta desta estância termal tão evocativa do romantismo do séc. XIX, do rio Vouga e das suas margens imensamente fio restadas, e das povoações sobranceiras nas encostas a poente, dando ainda um salto pela sede do concelho vizinho de Vouzela. Ao cruzar o Vouga pela ponte pedonal, atente na avenida natural feita de glicínias que embeleza a sua margem direita, antes de seguir caminho rumos a Ferreiros, onde se escondem os vestígios do Castro do Banho. Por caminhos entre matas, em subida, aproxima-se de Serrazes e do vistoso Solar dos Malafaias, merecedor de contemplação. Percorre as suas ruas e desce até chegar a um parque de merendes, onde inicia o trajeto ao longo do Vouga e da sua rica malha arbórea.
As vistas são espetaculares, primeiro olhando o rio do alto e mais adiante já próximo das suas águas. Atravessa-o na Ponte da Foz do rio Zela e ruma a Vouzela, atravessando parte do seu belo centro histórico. No regresso às Termas caminha-se sobre a Estrada Romana do Vau, ao longo da margem esquerda do Vouga.